O QUE VOCÊ PROCURA?

quarta-feira, 29 de maio de 2013


O Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil vem pontuando, ao longo dos últimos anos, a discussão de abordagens e temáticas críticas envolvendo Administração e Desenvolvimento. É um encontro nacional de pesquisadores e estudantes de Administração Política, um campo específico da Administração que estuda a gestão das relações sociais de produção, circulação e distribuição, criticando uma visão funcionalista e mecanicista do estudo da Administração. Os três encontros anteriores ocorreram nas cidades de Garanhuns, em 2010, Juazeiro do Norte, em 2011, e Campina Grande, em 2012. Em sua IV Edição, o Encontro de pesquisadores representa uma possibilidade de potencializar e aperfeiçoar o processo de conhecimento na área, uma vez que possibilita a articulação de pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes e a comunidade acadêmica.
Passamos 30 anos, sem pensar o nosso futuro numa perspectiva real de desenvolvimento, preocupados que estávamos apenas com a estabilização econômica do nosso país. No intuito de mudar essa trajetória, o pensamento administrativo busca assumir a liderança de pensar o desenvolvimento, apontando as soluções a partir do campo da Gestão.
O sentimento latente de querer contribuir efetivamente para o desenvolvimento está presente nas Escolas de Administração do País que, por condições históricas, inclusive ligadas ao regime de exceção por que passou o País, deixaram de refletir sobre os problemas nacionais, tal como o faziam nos primeiros anos de sua fundação. Aos poucos as escolas foram tornando-se reféns de um movimento interno direcionado apenas para problemas intrínsecos às organizações privadas. Pretendemos retomar o espírito inicial que marcou a criação dos cursos de Administração no Brasil, inaugurados com a criação da Escola Brasileira de Administração Pública da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que visavam dar respostas aos problemas de Administração no Brasil, quer se referissem ao setor público ou privado. É preciso, então, reconquistar o terreno esquecido.
Há, assim, a necessidade premente de consolidar um movimento para a volta das Escolas de Administração ao âmbito do pensamento político brasileiro e recolocar os pensadores desta ciência na perspectiva do Desenvolvimento. Entre as iniciativas do grupo de pesquisadores de Administração Política está a criação da Revista Brasileira de Administração Política (REBAP), criada pela Escola de Administração da UFBA, que representa hoje o principal veículo de comunicação e disseminação dos conhecimentos gerados pelas pesquisas em Administração Política.
Neste mesmo sentido, os Encontros têm proporcionado frutos profícuos para disseminação deste novo conceito e fortalecimento dos grupos de pesquisa. O I Encontro da Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil assumiu que a Administração como Ciência Social Aplicada tem respostas para os problemas do Desenvolvimento do País, produzindo a Carta de Garanhuns. Em seguida, com base nos postulados da Administração Política, continuou a construção de uma proposta para o desenvolvimento do Brasil, com o II SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL, em Juazeiro do Norte, garantindo o fortalecimento da REBAP e a publicação de livros específicos sobre a Administração Política. Em 2012, Campina Grande sediou, na Universidade Estadual da Paraíba, o III Encontro Nacional de Administração Política para o desenvolvimento do Brasil, reforçando o papel de fortalecimento das Universidades Estaduais e a consolidação do grupo de pesquisadores.
Em sua IV Edição, o Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil também ocorrerá em uma Universidade Estadual, no Sudoeste da Bahia. Consciente do amadurecimento do grupo, o evento iniciará a realização de comunicações científicas, por meio de artigos, para fortalecimento da produção científica em Administração Política. Esperamos que as discussões produzam frutos que venham ajudar na análise consistente dos desafios para uma gestão do desenvolvimento com equidade social.

quarta-feira, 8 de maio de 2013


A Associação Comercial de Itabuna realiza desde 1988 o Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia. Este ano, a 22ª edição trará diversas transformações para consolidar este evento como o maior do Norte e Nordeste, no seu segmento.
A mudança inicial promovida já pode ser identificada na abrangência deste seminário, sendo inserido no cenário estadual ao ser conceituado como Seminário de Marketing da Bahia.
Será realizado no período de 09 a 11 de Maio de 2013 no Auditório da UESC (Universidade estadual de Santa Cruz) com o objetivo de promover a atualização de conhecimentos e discussão de temas contemporâneos, capacitando a classe empresarial, estudantes, professores, profissionais da área e interessados em geral.
Desde sua criação, o seminário atrai a Ilhéus e Itabuna, autoridades, consultores, dirigentes de empresas e publicitários, de renome nacional, que participam do evento na condição de palestrantes em virtude do seu crescente sucesso registrado em cada edição.

Chamada para apresentação de trabalhos

I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura
Pesquisa e produção do conhecimento para além da universidade
1 a 3 de setembro de 2013
Entre os dias 1 e 3 de setembro acontece em São Paulo o I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. Com o tema “Pesquisa e produção do conhecimento para além da universidade”, o encontro busca reunir pesquisadores de todo país para debater e organizar o campo da pesquisa em cultura no Brasil. O objetivo é reunir pesquisadores que investigam a área da cultura, dentro e fora da universidade e que estão dispersos no território nacional, nas diferentes disciplinas e em diferentes contextos sociais. Com o encontro, esperamos fomentar o diálogo entre campos, instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração.
O Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura foi precedido de dois encontros regionais – o I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura e o I Encontro Fluminense e Capixaba dos Pesquisadores da Cultura (realizados em 2012 com a participação de mais de 500 pesquisadores). Os encontros regionais demonstraram a carência de espaços de interlocução e a necessidade da realização de um encontro nacional periódico dos pesquisadores em cultura, rompendo barreiras geográficas, disciplinares e institucionais.
 
Público-alvo
 
O encontro está aberto a todos os que fazem pesquisa sobre cultura, dentro e fora das universidades. Ele reunirá pesquisadores acadêmicos de todos os níveis, agentes culturais e gestores públicos que desenvolvem investigações no campo da cultura.
 
Local
 
O encontro acontece na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. A escola está localizada no bairro de Ermelino Matarazzo, na Avenida Arlindo Bettio, 1000.

Datas chave
18/02: Lançamento do chamado e abertura das inscrições
15/04: Prazo final para envio dos trabalhos
04/05: Divulgação dos trabalhos selecionados
01/09: Início do encontro
 

Pequeno atraso na divulgação dos resultados da avaliação

Infelizmente, devido ao recebimento de inscrições acima das nossas expectativas, vamos atrasar dois dias a publicação do resultado da avaliação. Pedimos desculpas às pessoas que se inscreveram e aguardam o resultado. Ele será publicado sem falta na segunda-feira.

Trabalhos selecionados





Interessados em participar do IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – IX Enecult terão até o dia 13 de maio para submeter trabalhos ao evento. A comissão científica decidiu pela ampliação do prazo em virtude dos inúmeros pedidos recebidos pela Secretaria nos últimos dias. Serão aceitos artigos individuais ou em co-autoria e mesas coordenadas, a partir do envio do texto completo, através do site http://www.enecult.ufba.br. Devido à prorrogação, o calendário referente à avaliação e seleção de trabalhos também poderá sofrer alterações.
O IX Enecult é, atualmente, o maior evento internacional de pesquisas em cultura do Brasil. As atividades incluem palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros, e ocorrem entre os dias 11 a 13 de setembro, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA e no PAF III, no Campus de Ondina, em Salvador – Bahia. Maiores informações no site do evento, ou pelo e-mail enecult@ufba.br e telefone (71) 3283-6198.
Os Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura são realizados pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Postagens populares